BIOGRAFIA


Escritora, pesquisadora, professora, atriz e produtora, Vanessa atua no campo das artes, das letras e da cultura desde os 17 anos. Nascida em 1980 na cidade de Petrópolis-RJ, aprendeu a amar as artes e as palavras com os avós maternos, que foram atores amadores. Formada primeiro em Teatro, pelo curso de Formação de Atores da Universidade Federal Fluminense (UFF), graduou-se em Produção Cultural também pela UFF e é Mestra em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), onde foi orientada pelo filósofo Paulo Vaz em pesquisa sobre "cultura, subjetividade e relações de poder", tendo ainda como interlocutores os professores Muniz Sodré (ECO-UFRJ) e Heliana Conde (Psicologia Social-UERJ). Em 2008, como bolsista do Ministério da Cultura espanhol, cursou um aperfeiçoamento em Economia da Cultura na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidad de Valladolid (Espanha). Em 2005, fez curso de Biologia do Conhecer, teoria do neurobiólogo Humberto Maturana. Entre 2006 e 2013 estudou canto com as professoras Sônia Leal e Analu Paredes. Desde 2018, vem se aprofundando nos estudos da Psicologia Analítica de Carl G. Jung sob orientação da psicóloga Waleska Cardoso, no CEDHI (Centro de Desenvolvimento Humano Integral). Desde 2002 é praticante e estudante do yoga. Suas pesquisas atravessam diversas e complementares áreas como a Psicologia, a Psicanálise, a Filosofia, as Religiões, a Literatura, as Artes e a Comunicação.

Como poeta e escritora, publica seus textos online desde 2006. Em 2020, lançou seu primeiro romance, A Estrada da Saudade, como e-book Kindle pela Amazon-KDP. Em 2007, lançou seu primeiro livro, Novelo, pela Editora Multifoco, coletânea de poemas e contos. O segundo veio em 2013, pela Editora Mundo das Ideias, Poemas em carta e outras poesias. Desenvolve ainda textos para atuação e declamação, tendo entre seus trabalhos uma adaptação para monólogo do clássico de Guimarães Rosa Grande Sertão: Veredas, encenado em 2016 sob direção de Márcio Sanchez, e a criação de textos originais interpretados em espaços como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cidade das Artes, Sala Cecília Meireles, entre outros.

Como produtora cultural, desde 2001 foi responsável pela coordenação e produção executiva de inúmeros projetos, especialmente nas áreas de música, literatura e pensamento, mas também em cinema, dança, teatro e artes visuais, em espaços culturais do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Belém. Foi fundadora e diretora executiva da empresa de projetos e captação de recursos Trevo Criativo entre 2011 e 2014. Em todos esses anos, foi também responsável pela elaboração de mais de 30 projetos para leis de incentivo e editais culturais. 

Em 2009, passou a atuar no meio orquestral, aprofundando uma experiência que se iniciou em projetos com a Orquestra Sinfônica Nacional entre os anos 2004 e 2006 e um desejo que nasceu na adolescência, quando se apaixonou pela música de Mozart. A partir daí, expandiu seu universo musical para a ópera, tendo participado de sete produções operísticas. De 2009 a 2011, foi coordenadora da série Música no Fórum, da UFRJ, sob direção artística do pianista Luiz Senise. Em 2013, coordenou o Encontro Internacional de Educação Musical, realizado pela UFRJ e o Ministério da Cultura. Em 2014, foi assistente da direção artística do Cello Encounter, produziu o Festival de Música Antiga da UFRJ e assumiu a direção de produção da Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a direção artística dos maestros André Cardoso e Ernani Aguiar. Ainda em 2014, fundou, junto aos músicos Felipe Prazeres, Eduardo Pereira e Ivan Zandonade, a orquestra Johann Sebastian Rio, da qual foi diretora executiva até 2019.

Entre 2007 e 2012, foi professora universitária na Universidade Federal Fluminense (Departamento de Arte) e na Escola Superior de Propaganda e Marketing/ESPM do Rio de Janeiro, período em que colaborou ainda com inúmeros cursos livres de Produção Cultural e realizou palestras sobre Economia Criativa em parceria com a ESPM e a FGV no Rio e em São Paulo.

Como performer e atriz, atuou em montagens de textos de Bertold Brecht, Federico Garcia Lorca e Oswald de Andrade, liderou duas bandas musicais como vocalista e letrista e interpretou inúmeros poemas em saraus e concertos, com foco na literatura em língua portuguesa, com especial atenção à obra de Fernando Pessoa. Também atuou como Riobaldo/Diadorim no monólogo adaptado de Grande Sertão: Veredas.

É criadora da Medicina das Palavras, empresa social de educação com foco no autoconhecimento, na expressão e na comunicação, cuja missão é promover a saúde das relações humanas.

Foto: Ana Clara Miranda



Postagens mais visitadas deste blog

réquiem

Revelação